Guardiola aposta uma vez mais pela posse de bola para anular o jogo adversário. Foto: www.fcbarcelona.cat

O FC Barcelona terá a oportunidade de chegar a sua terceira final da Copa do Rei da Espanha em quatro temporadas sob o comando do técnico Pep Guardiola. Para isso necessita superar o Valência no estádio Camp Nou, nesta quarta-feira, no duelo da volta das semifinais da tradicional competição espanhola. Ambas as equipes empataram em 1 a 1 no primeiro jogo, na capital valenciana. Por isso, o Barça contará com a pequena vantagem de um empate sem gols no duelo decisivo.

Entretanto, o empate é um resultado que parece não formar parte dos planos do treinador do Barça. “Teremos que marcar. Não acredito num empate em 0 a 0, acho que a vitória será o resultado que classificará umas das equipes. Será uma partida difícil, para homens de verdade”, afirmou Pep Guardiola na entrevista coletiva realizada neste terça, na Cidade Esportiva Joan Gamper, em Sant Joan Despí (Região Metropolitana de Barcelona).

No caso de que se repita o resultado da ida, o jogo irá para a prorrogação e se o empate persiste, a decisão será nos pênaltis. Pep Guardiola foi questionado se realizou algum trabalho específico nesse sentido, já que o Valência conta com o goleiro brasileiro Diego Alves, um verdadeiro especialista em pênaltis. “Nosso auxiliar Juan Carlos sempre estuda os goleiros rivais, mas não realizamos nenhuma preparação específica nesse sentido. Acredito que pênalti é uma questão de momento, da fortaleza do jogador na hora da cobrança”.

Guardiola também deu a sua opinião sobre o ´Caso Alberto Contador´, o ciclista espanhol que acaba de ser suspenso por dois anos por um doping não comprovado no Tour de France 2010, numa das decisões mais arbitrárias da história do esporte. “Quero mandar um abraço para Contador. Se ele diz que é inocente, que lute até o final. Sei o que é isso, digo por experiência. Estive sete anos lutando contra uma acusação desse tipo e nunca desisti de provar minha inocência”.