Mbappé e Neymar comemoram um gol na atual temporada da Ligue 1.
O PSG, de Mbappé e Neymar, poderia ser declarado o campeão na França. / Twitter: @PSGbrasil

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, anunciou nesta terça-feira (28/04) que dá por encerrada por motivos sanitários a temporada 2019/20 do futebol e de outros esportes.

“A temporada 2019/20 não poderá ser retomada”, afirmou na Assembleia Nacional, durante a apresentação do plano de regresso progressivo à normalidade que funcionará a partir do próximo dia 11 de agosto.

Philippe acrescentou que “todos os grandes eventos esportivos, culturais e outros com mais de cinco mil pessoas não poderão ser realizados antes de setembro”.

Além disso, fez uma menção específica ao futebol, justo no momento em que a liga francesa trabalhava as diferentes opções para acabar dentro do calendário proposto pela UEFA.

Agora, a Federação Francesa de Futebol (FPF) deverá decidir quem fica com o título, além de definir as vagas para as competições europeias e o rebaixamento.

O líder da Ligue 1 é o PSG, com 68 pontos, doze a mais que o Olympique de Marselha, segundo colocado. Ambas as equipes ocupam posições que garantem vaga direta na próxima edição da Liga dos Campeões.

Liga dos Campeões

A decisão oficial do primeiro-ministro Édouard Philippe também deixou dúvidas sobre a Liga dos Campeões. Duas equipes francesas seguem na disputa, o PSG e o Olympique de Lyon.

A UEFA anunciou recentemente que pretende retomar as suas competições no próximo mês de agosto. Mas na França o futebol estará proibido até setembro. Ou seja, outro problema importante para ser resolvido.  

A decisão do governo francês é similar ao que já ocorreu na Holanda, o que provocou o cancelamento da Eredivisie. Isso deixou a temporada do campeonato holandês sem campeão e sem equipes rebaixadas.  

Além disso, confirmou as equipes classificadas para as competições europeias de acordo com a sua posição na tabela. Um exemplo que pode se tornar a referência para as outras ligas.