Os jogadores do Athletic, celebrando o gol de San José
Os jogadores do Athletic comemoram o golaço de San José / Álvaro Barrientos-AP/AE

De um lado, o Athletic Club. Time histórico do futebol espanhol, grande vencedor de outras épocas, mas que desde 1984 não ganha um título de expressão. Do outro, o FC Barcelona. Melhor time do mundo, atual ganhador da tríplice coroa do futebol europeu e da Supercopa da Europa, conquistado na última terça-feira.

Esse era o perfil das duas equipes que se enfrentaram nesta sexta-feira, no primeiro duelo da final da Supercopa da Espanha, em Bilbao. O Barça vinha da longínqua Geórgia, onde tinha gasto todas as suas energias em uma batalha épica contra o Sevilla (decidida na prorrogação), para enfrentar apenas três dias depois um time que estava treinando à exaustão para esse compromisso.

Esses fatores aliados à péssima escalação de Luis Enrique para essa partida – condicionado pelo precário estado físico dos seus jogadores, ainda em pré-temporada – foram determinantes para que o Barça fosse goleado por 4 a 0. Os donos da casa foram melhores do início ao fim diante de um Barça atônito, cansado, sem ideias, que entrou em campo com um meio de campo inédito e pouco eficiente, formado por Mascherano, Sergi Roberto e Rafinha.

Ainda assim, o 4 a 0 foi um exagero. Um prêmio maior que o esperado para um Athletic sem brilho, mas que soube ser eficiente diante de um rival no limite da suas forças. San José, com um gol do meio de campo e Aduriz, com um hat-trick, foram os heróis da partida e de uma torcida que incendiou o Estádio San Mamés do início ao fim.

A torcida do Athletic lotou o San Mamés e fez uma grande festa
A torcida do Athletic lotou o San Mamés e fez uma grande festa / Álvaro Barrientos-AP/AE

ESPERANÇA AZUL-GRENÁ

A vantagem obtida é praticamente impossível de ser revertida pelo FC Barcelona no duelo da volta, segunda-feira, no Camp Nou. Mas se existe um time que pode conseguir essa façanha, é o Barça. Um detalhe que os jogadores culé e o técnico Luis Enrique fizeram questão de lembrar após a partida.

Todos do Barça mandaram mensagens de esperança ao seu torcedor. Entretanto, todos sabemos que para o clube catalão conquistar esse título, terá que realizar uma façanha mais histórica do que a conseguida pelo Athletic, em Bilbao. É esperar pra ver!


LUCAS DUARTE

Twitter: @LD_BCN

Instagram: @LD_BCN