A imagem curiosa do Allianz Stadium completamente vazio no Juventus x Internazionale.
Os jogadores da Juventus comemoram um gol diante da Internazionale com o Allianz Stadium completamente vazio. / Marco Alpozzi – DIA ESPORTIVO/AE

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, aceitou a sugestão do Comitê Olímpico Italiano (CONI) e anunciou nesta segunda-feira (09/03) a suspensão até o próximo dia 3 de abril de todas as atividades esportivas no país – incluindo o futebol – por culpa do novo coronavírus.

“Não haverá mais uma zona vermelha, toda a Itália será uma área protegida”, declarou Conte, durante uma coletiva de emergência. “Também adotamos novas medidas para o esporte, os jogos já não têm sentido nem com os portões fechados e não será permitido utilizar nenhum tipo de academia”, completou.

A medida não impedirá a participação dos clubes italianos em competições internacionais, o que também vale para as seleções nacionais. Entretanto, a decisão pode causar um efeito dominó que afetaria o calendário internacional.

A suspensão do futebol italiano por quase um mês seria praticamente o mesmo que dar a competição por concluída, já que não haveria datas suficientes para disputar os jogos pendentes antes da Eurocopa 2020, prevista para ser realizada entre os próximos dias 12 de junho e 12 de julho.

A decisão do governo italiano parece drástica, mas não surpreende diante da situação atual do país, que é o mais afetado fora da Ásia, com mais de 9.000 casos confirmados e aproximadamente 500 mortos.

Espanha, risco de jogos sem público

As próximas rodadas da Liga Espanhola correm o risco de serem disputadas com portões fechadas. Uma decisão que, segundo fontes do governo espanhol, estaria dentro do pacote de medidas de contenção ao vírus anunciado pelo Ministro da Saúde, Salvador Illa.

Um país que já se antecipou nesse contexto foi a Grécia, que no último domingo decretou que a realização dos jogos de todas as modalidades esportivas nas próximas duas semanas devem ser com os portões fechados.

Algumas partidas da Liga dos Campeões também serão disputados sem a presença de público. No caso do duelo entre Barcelona e Napoli, do próximo dia 18 de março, no Camp Nou, existe a possibilidade de que a equipe italiana não possa viajar para a partida.