Um dia diferente de trabalho para os jornalistas no Camp Nou. / LDSportNews
Um dia diferente de trabalho para os jornalistas no Camp Nou. / LDSportNews

A temporada mais estranha do futebol europeu está chegando ao fim. A pandemia provocada pela Covid-19 obrigou o esporte mais popular do planeta a sofrer durante mais de um ano com a ausência de público nos estádios.

Além da torcida, a imprensa também teve o acesso restringido pelo protocolo contra o novo coronavírus. Com isso, jogadores, treinadores e até os árbitros vivenciaram a temporada mais estranha das suas vidas.

Porém, essa tristeza coletiva parece ter hora para terminar. A Liga Espanhola decidiu liberar nas suas duas últimas rodadas um aumento da presença da imprensa e, em alguns estádios, permitir a entrada limitada do público.

Aproveitei para cobrir o último jogo do Barça no Camp Nou na atual temporada. Um duelo ainda sem o calor do torcedor, mas ao menos com a possibilidade dos jornalistas exercerem o seu trabalho com relativa normalidade.

Relativa pelo fato de ter alguns protocolos a serem cumpridos nos tempos de pandemia. Primeiro, um teste de antígenos aos profissionais da imprensa. Só após a comprovar que não esté infectado, o jornalista recebia a sua credencial e podia entrar no estádio culé.

Sempre acompanhado dos funcionários do clube, que se encarregavam de levar os distintos profissionais aos seus respectivos lugares no Camp Nou. Máscaras, distanciamento social e outras medidas que se tornaram habituais nos dias hoje também eram necessárias.

Sem dúvida, foi uma experiência diferente. No final, o Barça perdeu em casa para o Celta por 2 a 1 e se despediu de vez da luta pelo Campeonato Espanhol. Apesar disso, ficou a sensação de que na próxima temporada as coisas podem voltar ao normal. No futebol e na vida.

O editor do LDSportNews, Lucas Duarte, na sala de imprensa do Camp Nou / LDSportNews
O editor do LDSportNews, Lucas Duarte, na sala de imprensa do Camp Nou / LDSportNews