O Athletic de Bilbao viveu uma noite história em San Mamés, na última quinta-feira. Foto: Juan Manuel Serrano AP/AE

Muitos davam como certa uma final espanhola na Champions League deste ano, mas as coisas resultaram bem distintas. Só que na Europa League não teve jeito. O futebol espanhol confirmou seu dominio durante a temporada e foi premiado com dois representantes na grande decisão que será disputada no próximo dia 9 de maio, em Bucareste (Romênia).

Um deles é o sensacional Athletic de Bilbao do técnico argentino Marcelo Bielsa. Os Leões venceram o Sporting Lisboa na última quinta-feira por 3 a 1, no estádio San Mamés, em Bilbao, com um show do atacante Fernando Llorente. Com duas assistências e um gol no final da partida, Llorente voltou a colocar o Athletic numa final européia 35 anos depois da sua última – e única – experiência.

Naquela ocasião, o clube basco foi derrotado pela Juventus na antiga Copa da Uefa. Agora, a equipe revelação da atual temporada do futebol europeu terá a oportunidade de botar um broche de ouro num ano mágico e acertar as contas com o passado. Mas para isso terá pela frente outra equipe que está dando o que falar: O Atlético de Madri do técnico argentino Diego Simeone.

O clube madrilenho conseguiu a vaga na final no dia que completava 109 anos de história. A classificação veio com uma vitória por 1 a 0 sobre o Valência, na última quinta-feira, no estádio Mestalla, em Valência, com um gol de Adrián. E assim se consumou a tão desejada final espanhola na Europa League. Um duelo entre dois estilos em que o único beneficiado será o torcedor.