Aduriz marcou cinco gols ao Genk
Aduriz comemorando seu 4º gol contra o Genk. Logo, marcaria mais um / Álvaro Barrientos-AP/AE

Nessas quase 14 temporadas de trabalho no futebol europeu, com especial enfoque na Liga Espanhola, sempre convivi com os gols do basco Aritz Aduriz. Ídolo do Athletic Club de Bilbao, jogou também em outros clubes como Valladolid, Mallorca e Valencia. Em todos eles, nunca deixou de mostrar o seu talento na hora de balançar as redes rivais.

Entretanto, nesta semana, ele extrapolou. Conseguiu o maior feito da sua carreira de artilheiro. Do alto dos seus 35 anos. Aduriz se tornou o segundo jogador espanhol da história a conseguir marcar cinco gols em uma partida oficial de competição continental. A vítima foi o Genk, na Europa League. A façanha também serviu para que ele se tornasse o maior goleador da história do Athletic em competições europeias, com 21 gols.

Antes dele, somente José Antonio Zaldúa tinha conseguido esse feito. Na ocasião, no dia 6 de outubro de 1965, Zaldúa marcou cinco gols na vitória do FC Barcelona sobre o Utrech, na Copa de Ferias (competição anterior a Copa da Uefa). Abaixo, veja os cinco gols de Aduriz na vitória por 5 a 3 sobre o Genk.