O presidente do Fenerbahçe, Aziz Yildirim, é um dos que terão que se explicar para a justiça. Foto: reprodução (www.todayszaman.com)

O futebol turco está no olho do furacão. Mais de 50 pessoas foram detidas no que pode ser um dos maiores escándalos do futebol europeu. Entre elas, se encontra o presidente do Fenerbahçe, Aziz Yildirim, o time com mais títulos nacionais na Turquia após sagrar-se campeão na última temporada.

As detenções ocorreram em Istambul e em outras 14 províncias. Também foram presos quatro jornalistas sob a suspeita de envolvimento na manipulação de jogos para influenciar os resultados das apostas.

A investigação põe em dúvida a ´limpeza´ do citado título. Os jogos do Fenerbahçe contra o Eskisehirspor e contra o Sivasspor foram os que causaram o início do processo, já que os resultados obtidos contra estas equipes lhes garantiram o título da liga turca. Alguns jornais locais asseguram que o número de jogos manipulados pode ser mais de 20.

As suspeitas também apontam a outros três times da elite do futebol turco, entre os que se encontra o Besiktas, segundo a agência Anatolia, da Turquia. O início da nova temporada, previsto para 7 de agosto, podia ser atrasado por causa das investigações.

O primeiro-ministro turco, Recep Erdogam, que inclusive foi jogador amador durante treze anos, se referiu ao caso expressando seu respeito com as ações policiais e mostrando sua esperança para que todo o assunto finalmente não chegue a uma situação ´problemática´.

O Fenerbahçe publicou um comunicado no seu site oficial onde mostra sua confiança no sistema judicial e destaca o desejo de que tudo se esclareça o antes possível. “Estamos orgulhosos no nosso limpo e vitorioso passado”, afirma a nota.