Dro, um dos destaques do Barça na vitória por 3 a 1 sobre o Vissel Kobe, no Japão. / @FCBarcelona_br
Dro, um dos destaques do Barça na vitória por 3 a 1 sobre o Vissel Kobe, no Japão.

As categorias de base do FC Barcelona, a famosa Masia, são uma verdadeira fábrica de talentos e um centro de formação de jovens promessas que passam a integrá-la. O resultado é uma fonte inesgotável de craques, reconhecida mundialmente por revelar grandes nomes para o futebol, como o do argentino Leo Messi, entre outros.

Nesse contexto, novos jovens já despontam como possíveis futuros destaques da equipe profissional. O principal deles é Pedro ‘Dro’ Fernández. Com apenas 17 anos, o jovem foi um dos atletas da base escolhidos pelo técnico Hansi Flick para integrar a turnê asiática do clube catalão.

E logo na estreia, ele justificou a aposta do treinador alemão. Dro entrou aos 79 minutos do amistoso contra o Vissel Kobe, no Japão, no lugar do atacante Marcus Rashford, e precisou de apenas oito minutos para marcar um golaço, mostrar seu talento e garantir a vitória por 3 a 1 sobre o time japonês.

“Estava muito nervoso, mas consegui marcar na primeira bola que sobrou para mim”, declarou Dro após a partida em Kobe. “Era a primeira vez que jogava pelo melhor clube do mundo. Conversar com o Hansi e com os meus companheiros me acalmou um pouco. Tenho que agradecer pela confiança deles”, acrescentou, timidamente.

Um talento acima da média

Nascido em Vigo, filho de mãe filipina e pai galego, Dro chegou à base do Barça em 2022. Atualmente integra o juvenil A da Masia e tem contrato com o clube até junho de 2027. Hansi Flick está encantado com suas características: técnica, visão de jogo, criatividade, controle de bola e capacidade de quebrar linhas.

Hoje, é uma das principais joias da base azul-grená e tem tudo para conquistar seu espaço na elite do futebol mundial. O próprio Flick falou com admiração sobre o jovem e destacou que tudo acontecerá no tempo certo. “Temos que cuidar do Dro e dos demais, e ajudá-los a evoluir. Esse é o nosso trabalho, e é isso que faremos”, afirmou o treinador.