Joan Laporta e Johan Cruyff no ato de nomeação do holandês como presidente de honra do FC Barcelona. Foto: www.fcbarcelona.cat

Johan Cruyff (Amsterdam, 1947) aterrizou no FC Barcelona na temporada 1973/74 com um currículo invejável. Com somente 26 anos já contava com três ´Bola de Ouro´ na sua coleção e com um tricampeonato da antiga Liga dos Campeões da Europa pelo Ajax. No seu primeiro ano no clube catalão, ganhou a Liga Espanhola com direito a uma histórica goleada por 5 a 0 contra o arquirival Real Madrid, em pleno estádio Santiago Bernabéu.

Os anos passaram, Cruyff ´pendurou´ a chuteira e virou treinador. Como técnico do Barça nos anos 90, surpreendeu o mundo ao criar um estilo irreverente de jogar futebol. Desse modo, conquistou quatro títulos consecutivos da Liga Espanhola e uma Champions League. O Barcelona do técnico holandés ficou conhecido para toda a eternidade como o ´Dream Team´ (Time dos Sonhos).

Ao todo, Cruyff leva 37 anos de serviços prestados ao clube catalão, mais da metade da sua vida. Entre todas suas façanhas, a maior delas foi dar inspiração ao FC Barcelona para criar esse estilo único de praticar o esporte mais popular do planeta. Por tudo isso, o Barça decidiu retribuir tamanha dedicação nomeando o holandés como presidente de honra da instituição. Um prêmio ao que é considerado um dos quatro melhores jogadores da história do futebol, ao lado de Di Stéfano, Pelé e Maradona.

Cruyff é considerado o criador do atual estilo de jogo do FC Barcelona. Foto: www.fcbarcelona.cat

Numerosos meios de comunicação, personagens ilustres do esporte, além de amigos e pupilos como o atual técnico do Barça, Pep Guardiola, lotaram o espaço reservado para o ato solene, realizado na última quinta-feira, na Sala Paris do estádio Camp Nou. O atual presidente do Barcelona, Joan Laporta, resumiu dessa fora a decisão histórica: “Cruyff  transformou o futebol em arte e com ele começou a era moderna do FC Barcelona. É a máxima expressão da nossa identidade e sua nomeação é nada mais que o reconhecimento de todos nós por seu amor ao nosso clube”.