O AC Oulu é um dos times dos jogadores suspeitos de receber suborno para manipular resultados.

Sete jogadores (seis zambianos e um da Georgia que atuam nos clubes AC Oulu, da primeira divisão e Rovaniemen Palloseura (RoPS), da segunda) foram presos nesta semana pela polícia da Finlândia acusados de aceitar subornos para manipular resultados da liga nacional, segundo publicaram varios meios de comunicação do país. Também foi detido um cidadão de Singapura, supostamente o responsável de realizar o pagamento aos jogadores.

Além disso, a polícia finlandesa investiga também um possível suborno a uma terceira equipe da primeira divisão, o Tampere United. Os dirigentes do clube negam. Segundo a televisão estatal YLE, as autoridades da Finlândia suspeitam que os responsáveis pela fraude sejam algunas organizações criminosas asiáticas especializadas em manipular resultados para conseguir lucros em casas de apostas ilegais.

“Estas organizações estão por todas as partes e, pelo que sabemos, atuam em vñarios países da África, Ásia e América do Sul”, declarou a YLE o presidente da Federação Finlandesa de Futebol, Kimmo Lipponen, que colabora na investigação da polícia nacional em parceria com a Interpol. Na opinião de Lipponen, os problemas económicos dos clubes finlandeses e os baixos salários pagos aos jogadores são os principais fatores que contribuem para que se produzam este tipo de fraudes.