A temporada 2024/25 marca o início de uma nova era na Champions League, a principal competição de clubes do planeta. Pela primeira vez na história, a Liga dos Campeões contará com um total de 36 participantes e terá uma fase inicial diferente, chamada fase Liga, na qual cada equipe enfrentará oito adversários, sendo quatro em casa e quatro fora.

Com isso, os clubes terão a oportunidade de enfrentar um maior número de adversários, aumentando as chances de os fãs assistirem aos melhores times se enfrentando com mais frequência nas fases iniciais da competição. Além disso, essa mudança resultará em partidas mais competitivas para todos os clubes.

Os resultados de cada partida determinarão a classificação geral da nova liga, com três pontos concedidos por vitória e um por empate. As oito primeiras equipes avançarão automaticamente para as oitavas de final, enquanto as equipes posicionadas entre o 9º e o 24º lugar disputarão uma eliminatória de playoffs em jogos de ida e volta para garantir a passagem às oitavas de final da competição.

As equipes que terminarem em 25º lugar ou abaixo serão eliminadas, sem acesso à Europa League. Certo é que tanto os torcedores quanto os atletas e dirigentes estão ansiosos para ver o resultado dessas mudanças, e todos acreditam que será para melhor. Afinal, a Liga dos Campeões experimentou diversas mudanças ao longo de sua existência, e o tempo provou que valeram a pena.

Com tudo pronto, a UEFA realizou o sorteio da primeira fase da competição na última quinta-feira, definindo os adversários de cada equipe. Agora, resta apenas definir as datas dos jogos, o que será feito neste sábado. Abaixo, veja um exemplo de como será a etapa inicial, tomando como base os jogos do Barça.