120 mil manifestantes foram às ruas no último sábado e o protesto se converteu numa batalha campal. Hoje, são esperados aproximadamente 100 mil. Foto: Alberto Wu - Futura Press/AE

Se dentro de campo o Brasil vs Uruguai certamente vai ser quente, fora dele a coisa promete ser ainda pior. Belo Horizonte vive um clima de guerra nas horas que antecedem a primeira partida das semifinais da Copa das Confederações 2013.

Mais de 100 mil manifestantes ameaçam transformar a capital mineira numa praça de guerra caso a polícia atue com violência nesse novo capítulo de protestos por um Brasil melhor.

Ontem, os líderes do Comitê dos Atingidos pela Copa (COPAC), que falam em nome dos manifestantes, se reuniram com o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, para discutir alguns pontos do protesto. Eles exigiam a segurança de todos as pessoas que pretendam participar das manifestação. Caso contrário, chegaram a pedir que o governador cancelasse a partida.

Ninguém sabe o que pode acontecer, mas já dá para ter uma idéia. No último sábado, 120 mil pessoas foram às ruas de Belo Horizonte nessa onda de protestos contra a corrupção que castiga o Brasil. A coisa saiu do controle e a violência tomou conta do que era para ser uma manifestação pacífica. Guerra com a polícia, bancos e concessionárias depredadas, faculdades invadidas e muita pancadaria.

É feriado nesta quarta-feira em Belo Horizonte por causa do jogo do Brasil. Mas o que se pôde ver nesta manhã foram alguns comerciantes reconstruindo seus negócios e outros buscando maneiras de dar segurança contra possíveis depredações. A própria polícia se mostrou temerosa com o que possa acontecer. A coisa não vai ser fácil.