Busquets: "Aqui no Barça aprendemos a ser fortes". Foto: LD Sport news

O Blog LD Sport News traz esta entrevista exclusiva com um dos pilares do melhor Barça da história e também da Seleção Espanhola. O catalão Sergio Busquets fez sua estréia no FC Barcelona em 2007, com 19 anos. Com a chegada do treinador Pep Guardiola ao time principal no ano seguinte (com quem já trabalhava nas categorias de base do clube), virou um dos principais destaques do futebol espanhol.

Atualmente com 24 anos, Busquets ganhou todos os títulos possíveis com o clube catalão e também com a Espanha. Sua pouca idade contrasta com a grande experiência internacional que possui. Filho de um ex–goleiro (Carlos Busquets) do time principal do Barcelona dos anos 90, o jovem Busquets realizou um sonho familiar ao se tornar profissional do Barça.

Tem o perfil do craque que foge dos holofotes. Através de um trabalho silencioso, atingiu o estrelato mundial sem mudar nem um pouco a sua maneira de ser. Busquets atendeu a reportagem do Blog LD Sport News, na Cidade Esportiva Joan Gamper, em Barcelona e falou sobre o Barça, explicou um pouco da sua história com o clube e também sobre a Seleção Espanhola. Confira!

 

LD Sport News – Apesar de não ter terminado a atual temporada no seu melhor momento, o jogo do FC Barcelona segue encantando o mundo. Uma máquina de movimentação e trocas de passes constantes e precisos. Como se atinge um estilo de jogo como esse?

Busquets – Um dos pontos fundamentais é conhecer bem o estilo dos companheiros. Levamos anos juntos no Barça e também na Seleção Espanhola, que possui um estilo similar. Também é fundamental saber qual será a jogada seguinte antes da bola chegar nos pés, pensar antes. Basicamente, penso que isso é que te dá uma vantagem sobre o rival.

LD Sport News – Como se sente ao ser protagonista deste Barça e também da Seleção Espanhola?

Busquets – É um orgulho muito grande. Desde pequeno vivo dentro do Barcelona, já que meu pai era jogador do clube e era um sonho para mim chegar a ser profissional do clube. Por isso vejo como uma conquista. Digo o mesmo a respeito da Seleção Espanhola, onde já tive o privilégio de conseguir títulos. Mas só no futuro teremos uma noção melhor de tudo isso. Com os anos se poderá ter uma idéia melhor do que foi fazer parte deste time.

LD Sport News – Qual é o segredo da ´Masía´, o lugar onde se formam os futuros craques do Barcelona? O que ensinam ali?

Busquets – Ensinam desde pequeno que o futebol é tocar a bola, jogar de forma coletiva e buscar sempre ter o domínio da posse de bola. Outro fator é aprender a visualizar os movimentos futuros e eleger a melhor opção entre todas. Tudo isso com rapidez e mantendo a fluidez do jogo. Se além disso você possui jogadores de ataque que desequilibram, isso se transforma numa combinação mortífera.

LD Sport News – E como é o trabalho mental feito pelo clube para que esses jogadores mantenham a competitividade e a vontade de ganhar após conquistar tantos títulos nos últimos anos?

Busquets – A experiência joga um papel muito importante neste contexto. No começo tudo é novo e é mais difícil. Normalmente temos um jogo a cada três dias e o fundamental é conseguir pensar somente no próximo jogo, que é sempre o mais importante. A concentração sempre tem que estar no adversário do momento. Também se busca criar uma fortaleza mental para não desanimar quando as coisas não saem bem. Quando o momento é bom, tudo é festa, mas temos que estar preparados também para os momentos ruins. Aprendemos a ser fortes.

LD Sport News – Como explica essa preocupação do clube que exige que os seus jogadores aprendam a ter confiança, mas nunca arrogância?

Busquets – O clube ensina que é necessário ter um comportamento exemplar porque você não é apenas um jogador de futebol, também representa muitas coisas. O time principal é repleto de exemplos de jogadores consagrados que apesar de tudo o que conseguiram , seguem com uma atitude exemplar. Tanto eles como o treinador mostram o caminho. Para jogar aqui, tem que se adaptar a esta filosofía.

LD Sport News – O que significa fazer parte de um clube que é o símbolo e o orgulho de um povo?

Busquets – Somos um time que representa muitas coisas, muitos valores. Entre eles, o povo catalão e a sua cultura. É um orgulho para qualquer jogador aqui ver que realmente o Barça é mais que um clube. Também ajuda o fato de que a maioria dos jogadores são daqui. Buscamos levar a ideologia do clube para todos os lugares do mundo.

LD Sport News – Com tanta fama, como você não cair na tentação da vaidade, do estrelismo?

Busquets – Acho que aqui no Barça isso é mais fácil porque é algo que aprendemos a evitar desde pequeno. Aqui sabemos que o mais importante é a equipe. Se um joga bem é graças aos seus companheiros. Todo grande jogador deste time quando ganha um importante prêmio individual faz questão de lembrar dos companheiros. Isso é importante, não existe vaidade.

LD Sport News – E todo esse sacrifício também se transferiu à Seleção Espanhola e a transformou numa equipe ganhadora.

Busquets – Acredito que sim. O FC Barcelona é a base da Seleção Espanhola pelas características do jogo e pelos jogadores. Mas está claro que existem outros grandes atletas de diferentes equipes que também agregam muita qualidade ao time. Acho que só nos faltava ter o melhor jogador do mundo, que é Messi (risos). Juntamos uma geração de muito talento e com um estilo bem definido conseguimos, entre todos, que a Espanha chegasse aos títulos.

LD Sport News –  A Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, segue presente na tua memória?

Busquets – Sem dúvida. Era um título que a Espanha ainda não tinha e foi sensacional. Tudo graças a uma magnífica geração de jogadores. Isso que começamos mal, mas por sorte erramos quando ainda se podia, numa partida da fase de grupos. O time aos poucos melhorou o rendimento, sabíamos o que estava em jogo e o forte que poderíamos ser. Afinal, tudo saiu bem e penso que foi uma conquista justa e inesquecível.

LD Sport News – Como explicaria a sua maneira de jogar?

Sergio Busquets em plena ação. Foto: www.fcbarcelona.cat

Busquets – Meu trabalho é estar sempre ajudando a equipe. Ofensivamente busco estar bem colocado, jogar rápido, errar o menos número de passes possível e romper linhas. Já defensivamente busco me aproximar mais aos zagueiros, me preocupo com as coberturas, pressiono com mais intensidade quando é necessário e busco ser solidário ao máximo.

LD Sport News – A Espanha estréia na Copa das Confederações contra o Uruguai. O que significa para você esse torneio e a estréia diante de uma das equipes mais tradicionais do futebol mundial?

Busquets – Significa muito para nós. Queremos ganhar esse título que é o único que falta para a Espanha. Em 2010, na África do Sul, fomos eliminados nas semifinais pelos EUA. Nessa competição, aprendemos muitas coisas. E sabemos que será uma adaptação para o Mundial do ano seguinte. E começar contra o Uruguai será uma prova muito difícil. Possuem excelentes jogadores e aquela tradicional garra que lhes tornam muito perigosos.

LD Sport News – Que significado teria revalidar o título mundial no Brasil, conhecido históricamente como o ´País do Futebol´?

Busquets – Isso seria o máximo que um jogador pode conquistar. Por tudo o que representa o Brasil para o futebol, seria um sonho para qualquer seleção ganhar ali. Sabemos que é um objetivo muito complicado pois existem outros excelentes candidatos, mas iremos concentrados para ganhar.

LD Sport News – Se falamos em Copa do Mundo, qual momento vem na tua cabeça?

Busquets – Primeiro, lembro de ter realizado um sonho que foi participar e ganhar a Copa do Mundo de 2010. E quando era criança me lembro da Copa que a França ganhou contra o Brasil, em 1998. Foi um grande espetáculo entre duas equipes sensacionais.