Só o fato de participar ao menos uma vez na carreira do maior clássico do mundo já é um motivo de orgulho para qualquer um. Agora, imagine a sensação de se tornar o jogador que mais vezes atuou nos confrontos entre FC Barcelona e Real Madrid em toda a história.

Foi o que ocorreu com Sergio Busquets no clássico de ida das semifinais da Copa do Rei 2023, disputado na última quinta-feira, no estádio Santiago Bernabéu, em Madri. O meia do Barça se tornou o novo recordista em participações no duelo mais famoso do mundo.

Busquets atingiu a marca de 46 clássicos na carreira e superou a marca anterior de Leo Messi e Sergio Ramos, ambos com 45. Para completar, quebrou o recorde com mais uma vitória no Bernabéu para a sua vasta coleção.

A longa lista de clássico de Busquets teve início no dia 13 de dezembro de 2008, no Spotify Camp Nou, sob as ordens do técnico Pep Guardiola e ainda como atleta da base do clube. Sua estreia foi a melhor possível. O Barça venceu por 2 a 0, com gols de Eto’o e Messi.

Quase 15 anos depois desse momento, o agora capitão do Barça engrandeceu ainda mais a sua carreira com essa incrível façanha. Um recorde que Busquets deve certamente ampliar em breve, pois Barça e Real Madrid voltam a se enfrentar duas vezes nos próximos dias.

Os 46 clássicos do Busquets

Os 46 clássicos oficiais disputados por Sergio Busquets estão distribuídos da seguinte maneira: 28 pela Liga Espanhola; 9 pela Copa do Rei; 7 pela Supercopa da Espanha; e 2 pela Liga dos Campeões da Europa.