“Não foi uma decisão fácil, mas chegou o momento”. Com esta frase, o meia Sergio Busquets (34 anos) resumiu a sua decisão de deixar o FC Barcelona no final da temporada. “Foi uma honra, um sonho e um orgulho defender esse clube, mas tudo tem um final”, acrescentou.

Desse modo, no final da atual temporada será a despedida do último representante do melhor Barça da história, aquela equipe comandada por Pep Guardiola durante quatro anos mágicos – 2008 a 2012. Mas Busquets é muito mais do que isso.

Ele reinventou a posição de volante e se transformou em um jogador único. Seus movimentos, sua inteligência a serviço da equipe, o toque de bola objetivo, o controle do jogo, entre outras coisas, foram qualidades nunca vistas nessa posição antes da sua aparição. E nem depois.

O atual capitão do Barça deixará o seu clube do coração com o status de Lenda. Não é para menos. Até o anúncio da sua decisão, ele acumulava um total de 15 anos como profissional, 718 jogos oficiais, 19 gols, 40 assistências e 31 títulos – que podem ser 32 com a LaLiga desse ano.

Ele é o terceiro no ranking de atletas com mais títulos e jogos oficiais com a camisa do Barça. Um jogador que estará para sempre na memória da torcida do Barça e dos amantes do futebol. Só resta agradecer. Obrigado por tudo, Busquets!