Blatter, suspenso por oito anos
Blatter afirmou que vai recorrer da decisão / Matthias Schrader – AP/AE

Boas notícias para o mundo do futebol. Os ex-presidentes da FIFA e da UEFA, Josep Blatter e Michel Platini, respectivamente, foram banidos de todas as atividades relacionadas com o futebol por oito anos. A decisão foi tomada pelo Comitê de Ética da FIFA, que viu irregularidades em um pagamento de aproximadamente 2 milhões de euros de Blatter para Platini em 2011.

Ambos asseguravam que a quantia correspondia a um trabalho feito por Platini para a FIFA entre o final de 1999 e o ínicio de 2000. A falta de argumentos plausíveis para explicar que o pagamento só tenha sido feito uma década depois resultou no afastamento de ambos, para o bem do esporte.

LIMPEZA

O afastamento de Blatter e Platini é mais um capítulo de uma limpeza que está ocorrendo no mundo do futebol. Uma ação que teve início no dia 27 de maio desse ano, quando um total de sete pessoas foram presas pela justiça americana – em colaboração com a polícia suíça – por corrupção. Entre eles, o infame ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin.

Platini, na sede da corte
“Freiaram deliberadamente a minha candidatura à presidência da FIFA”, alegou Platini / Laurent Gillieron – AP/AE

No início desse mês de dezembro, mais duas prisões ocorreram na Suíça: as do presidente da Conmebol, Miguel Angel Napout e a do vice-presidente da FIFA e presidente da Concacaf, Alfredo Hawit.

BRASIL

Com a prisão de Marin, foi dada esperanças ao povo brasileiro de que ao menos existe a possibilidade de que outros personagens sombrios e responsáveis pela degradação do futebol brasileiro sejam presos. O problema é que a única esperança de que isso ocorra será através da justiça de outros países. Já que no Brasil, o país da impunidade e de um sistema judiciário medíocre e corrupto, criminosos como Ricardo Teixeira e Marco Polo del Nero, entre inúmeros outros, podem andar soltos e felizes