O Club Brugge será declarado campeão da liga belga caso a decisão de cancelar a temporada seja confirmada.
O Club Brugge será declarado campeão da liga belga caso a decisão de cancelar a temporada seja confirmada. / Twitter: @ClubBrugge

A Bélgica tomou uma decisão com relação ao seu campeonato nacional de futebol que pode servir de exemplo para os outros países europeus.

O Conselho de Administração da Pro League – entidade que administra e organiza o Campeonato Belga – recomendou o cancelamento da competição e que o Club Brugge seja declarado campeão.

O Brugge estava na primeira posição da tabela quando o campeonato foi interrompido na metade de março por culpa da pandemia causada pelo novo coronavírus.

A decisão ainda precisa ser aprovada em uma Assembleia Geral (prevista para o próximo dia 15) com os 24 clubes que integram as duas principais divisões do futebol belga.

“O conselho administrativo decidiu por unanimidade que não era desejável, seja qual for o cenário previsto, continuar a competição após o dia 30 de junho. O Conselho de Administração opinou à Assembléia Geral para não retomar as competições da temporada 19/20 e aceitar a classificação atual da Jupiler Pro League como classificação final”, diz um trecho do comunicado.

Caso a decisão seja confirmada, além de declarar campeão o atual primeiro colocado na tabela (primeira e segunda divisão), nenhuma equipe seria rebaixada. Brugge e Gent seriam os representantes belgas na próxima edição da Liga dos Campeões.

Por outro lado, o Conselho de Administração da Pro League ainda acredita se possível realizar a final da Copa da Bélgica entre o Club Brugge e o Antwerp, que foi adiada para o dia 30 de junho.

O informe atualizado desta quinta-feira (02/04) sobre a pandemia na Europa, mostra que a Bélgica já contabiliza 13.964 infectados pelo novo coronavírus e 828 mortes.

Modelo para outras ligas

A decisão tomada pelo futebol belga veio um dia após a UEFA pedir aos países europeus que encontrassem maneiras para concluir as suas respectivas ligas.

A ideia pode servir como um modelo a ser seguido pelos outros países. Entretanto, as principais ligas europeias ainda têm a esperança de poder disputar os jogos que faltam – ainda sem datas confirmadas.

Mas tudo vai depender do avanço da pandemia no continente europeu, algo que nesses momentos ninguém pode prever quando será contida.