Messi comemora com Alba o segundo gol do Barça contra o Girona, pela Liga Espanhola
Contra o Girona, Messi chegou aos 19 gols na Liga após nova assistência de Alba / Sergio Ruiz – AE

O FC Barcelona segue com o domínio absoluto na Liga Espanhola. Após 21 rodadas disputadas, o clube catalão é o líder com 49 pontos (cinco a mais que o segundo colocado), tem os dois principais goleadores do campeonato – Messi e Suárez – e não se cansa de conseguir marcas extraordinárias.

A vitória por 2 a 0 fora de casa sobre o Girona neste domingo foi a oitava consecutiva do Barça na competição, a maior sequência positiva entre as equipes que disputam as principais ligas europeias. E também um recorde pessoal para o técnico Ernesto Valverde, que na última temporada tinha conseguido duas vezes chegar a sete vitórias seguidas.

Para completar, o clube catalão conseguiu o recorde de 32 jogos consecutivos marcando fora de casa na Liga. Uma sequência que começou ainda na campanha 2016/17, passou por toda a edição 2017/18 e segue intacta na atual temporada.

Mesmo sem conseguir mostrar o jogo vistoso e a regularidade de outrora, a atual eficiência culé até o momento foi suficiente  para garantir o domínio absoluto no campeonato.

Máquina de gols

O Barça é de longe a equipe que mais gols marcou na atual Liga Espanhola: 58. Além disso, Messi é o artilheiro, com 19 e Suárez vem logo atrás, com 15. De todos os outros clubes que disputam a competição, apenas o Sevilla marcou mais gols que a dupla de ataque do Barça.

Messi soma sete rodadas consecutivas marcando e lidera a corrida pela Chuteira de Ouro. Na vitória contra o Girona, marcou no Estádio Montilivi, um dos poucos que ainda faltavam na a sua coleção. Ao todo, o craque argentino soma 170 gols fora do Camp Nou pelo Campeonato Espanhol, em 36 estádios distintos.