Gráfico com o ranking dos clubes com mais interações nas redes sociais em 2020.
Barça, o primeiro clube a superar o 1.6 bilhão de interações nas Redes Sociais. / Twitter: @FCBarcelona_br

O FC Barcelona segue como o número 1 no planeta quando o assunto são as redes sociais. O Barça fechou o sexto ano consecutivo como líder no número de interações e voltou a mostrar que é praticamente imbatível nesse contexto.

Em todo o ano de 2020, o clube catalão conseguiu mais likes, comentários e compartilhamentos que qualquer outro clube, com um total de 1.603 bilhão, segundo dados fornecidos pela Blinkfire.

Além disso, foi o único clube que conseguiu nesses seis anos superar a cada ano a marca de 1 bilhão de engagement. A liderança do Barça se deve graças ao seu domínio no Instagram, Twitter, YouTube e TikTok. Apenas no Facebook o clube catalão não ocupou a 1ª posição.

O Barça foi o primeiro e único clube a superar a marca de 1,6 bilhão de interações e segue crescendo. Teve um aumento de 13% com relação a 2019.

Uma melhora que tem ainda mais valor se consideramos que 2020 foi um ano bastante prejudicado pela pandemia da Covid-19, que interrompeu a atividade esportiva durante dois meses e, com isso, o volume de conteúdos.

Por outro lado, o registro de maior atividade nas redes sociais do Barça foi no dia que Messi dedicou uma homenagem a Maradona no Camp Nou.

Principais rivais

Na maioria das Plataformas, o Liverpool (1.445 bilhão de interações) e o Manchester United (1.455 bilhão) são os principais rivais do Barça. Também no Instagram, onde o Barça gera o volume mais alto de interações (1.282 bilhão).

A rápida adaptação a nova tipologia de conteúdos, como o formato ‘Reels’ – lançado em 2020 – contribui para consolidar esse papel de liderança.

Ranking dos três melhores clubes em cinco das principais redes sociais do planeta.
O Barça fechou 2020 como número 1 em quatro das principais Redes Sociais existentes. / FCB

Destaque no TikTok

A estratégia de adaptação as novas plataformas também explicam o rápido sucesso do Barça no TikTok, que em 2020 passou a fazer parte da análise da Blinkfire.

O Barça também é líder nessa plataforma (6,6 milhõs de seguidores) e também é o número 1 no número de interações, com 45 milhões. O Liverpool é o segundo, com 35 milhões, e o Bayern de Munique (29).

O sucesso do Barça também se estende ao Douyin, a versão chinesa da plataforma, onde possui 3,1 milhões de seguidores e registrou mais de 74 milhões de interações. Por tudo isso, o FC Barcelona foi reconhecido como o ‘Clube mais popular de 2020’.

Líder no Twitter

No caso do Twitter, somente o Barça supera as 100 milhões de interações – 108 no total – e mantém uma liderança inquestionável. Com um aumento de 10,2% com relação a 2019 nas suas diversas contas, o clube catalão ficou na frente do Liverpool (87 milhões) e do Manchester United (82).

Número 1 no Youtube

O Barça deu um passo a frente em 2020 e se tornou o único clube esportivo a superar a marca de 10 milhões de inscritos no YouTube. No âmbito esportivo, somente a NBA está na frente, com 15,7 milhões.

A fidelidade dos fãs é vista também nas visualizações. Entre os dias 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2020, o Barça acumulou um total de 230 milhões de reproduções no seu canal, superando o Liverpool (228) e o Flamengo (225).

Vale destacar um dado importante. Os clubes da Liga Espanhola competem em desigualdade de condições com os integrantes das outras ligas nacionais europeias, que permitem a publicação dos resumos dos jogos, um dos conteúdos mais apreciados pelos seguidores.

O Barça fechou 2020 com mais de 230 visualizações no seu canal do YouTube.