Arthur permanecerá no Barça até a finalização das competições oficiais da temporada 2019/20.
Arthur permanecerá no Barça até a finalização das competições oficiais da temporada 2019/20 / Twitter: @FCBarcelona_br

O FC Barcelona anunciou oficialmente nesta segunda-feira (29/06) que chegou a um acordo com a Juventus para a transferência do meia Arthur Melo. O clube italiano vai pagar 72 milhões de euros, mais 10 milhões em variáveis. O brasileiro terá um contrato de cinco temporadas. 

O Jogador permanecerá no FC Barcelona até que todas as competições oficiais da temporada 2019/20 sejam finalizadas. A notícia confirmou os rumores das últimas semanas que falavam da ida do atleta brasileiro para o clube italiano.

O negócio surpreendeu a muitos que viam o jogador com uma das peças de renovação do elenco azul-grená. Arthur chegou ao Barça na metade de 2018, procedente do Grêmio de Porto Alegre.

O meia disputou até o momento 72 jogos com a camisa do clube catalão, distribuídos da seguinte maneira: 47 na Liga Espanhola, 10 na Copa do Rei, 13 na Liga dos Campeões e 1 na Supercopa da Espanha.

Nesse período, Arthur marcou quatro gols, deu seis assistências e conquistou dois títulos: a Liga Espanhola e a Supercopa da Espanha – ambos na temporada 2018/19.

Até o término do seu contrato com o Barça, ele ainda terá a oportunidade de conquistar outra Liga Espanhola e a Liga dos Campeões, que será disputada em agosto.

Grêmio sai beneficiado

Quem acompanhou de forma ansiosa a confirmação da transferência de Arthur para a Juventus foi o Grêmio. Isso porque o clube brasileiro tem direito a 3,5% dos 72 milhões de euros da transação por ser um dos clubes formadores do atleta.

Com isso, o tricolor gaúcho receberá 2,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 15 milhões na cotação atual). Uma bolada que ajudará a amenizar a crise financeira do Grêmio.