Foi uma vitória de líder. Com um desempenho coletivo acima da média, o FC Barcelona venceu o Atlético de Madrid por 3 a 1, de virada, nesta terça-feira, no Spotify Camp Nou, e se consolidou na primeira posição da Liga Espanhola, agora com 37 pontos em 15 rodadas.

Apoiado por sua torcida, que voltou a lotar o templo azul-grená, o Barça iniciou a partida com intensidade, solidez defensiva, controle do jogo e contundência ofensiva. Apesar disso, viu o Atlético abrir o placar com um gol de Baena, após um erro na linha defensiva alta do clube catalão.

A reação da equipe de Hansi Flick foi rápida. Pedri deu uma assistência magistral para Raphinha — eleito MVP da partida —, que driblou o goleiro Oblak e finalizou para o fundo das redes. O Barça teve a chance da virada ainda no primeiro tempo. Olmo sofreu um pênalti claro pouco antes do intervalo, mas Lewandowski desperdiçou a cobrança.

A virada saiu na segunda etapa. Dani Olmo recebeu de Lewandowski na área e chutou cruzado, sem chances para Oblak. O lado negativo foi a lesão do meia culé na jogada do gol. Ferran Torres entrou em seu lugar, assim como Rashford substituiu Lewandowski. Mais tarde, Pedri e Raphinha, já cansado, também deixaram o campo.

Os visitantes pressionaram, mas o Barça soube se defender e, nos acréscimos, Ferran Torres fechou o placar com um golaço após assistência de Balde. “Acho que nossa atuação esteve em outro nível. Jogamos contra uma grande equipe. Lutamos juntos, e foi isso que vi hoje. Foi incrível, fantástico”, declarou o técnico Hansi Flick após a partida.