No último duelo de 2025 no Spotify Camp Nou, o Barça venceu o Osasuna neste sábado por 2 a 0, com direito a uma dobradinha do brasileiro Raphinha, e ampliou sua vantagem na liderança da Liga Espanhola. Agora, o clube catalão soma 43 pontos em 17 partidas disputadas, sete a mais que o Real Madrid, segundo colocado com um jogo a menos.

Controle de jogo e posse de bola sem eficiência ofensiva. Esse foi o retrato do Barça no primeiro tempo. Um cenário de muito volume e pouca efetividade. A equipe comandada por Hansi Flick até criou oportunidades após encurralar o adversário em seu campo defensivo, mas o máximo que conseguiu foi um gol anulado de Ferran Torres, por impedimento de Raphinha no início da jogada.

Foi um duelo em que Hansi Flick voltou a utilizar o brasileiro como meia, como armador. Apesar da falta de gols nos primeiros 45 minutos, o time blaugrana exerceu domínio absoluto das ações. No segundo tempo, porém, o roteiro mudou — ao menos na reta final do confronto — e, mais uma vez, com um herói já conhecido: Raphinha.

Quando o torcedor começava a temer um empate, o capitão brasileiro do Barça apareceu para mudar o rumo do jogo. Primeiro, recebeu passe de Pedri, avançou e acertou um chute potente para abrir o placar. Um golaço. Já nos minutos finais, Raphinha aproveitou o desvio de um zagueiro após cruzamento de Koundé e decretou a vitória.

Foi mais uma atuação brilhante do capitão blaugrana. Desde seu retorno ao time após um período afastado por lesão, o Barça voltou a vencer e a apresentar um bom futebol. Sem dúvida, muito impulsionado pelo espírito guerreiro do brasileiro, que se entrega de corpo e alma em cada partida pelo bem da equipe.