Os troféus da Liga dos Campeões e da Europa League.
Os troféus da Liga dos Campeões e da Europa League, os mais desejados em um final de temporada ainda sem definição / Foto: UEFA.com

O Comitê Executivo da UEFA se reuniu virtualmente nesta quinta-feira (23/04) e analisou os possíveis cenários para o fechamento da temporada 2019/20, atualmente suspensa por culpa da pandemia causada pelo novo coronavírus.

As duas opções analisadas pelo Grupo de Trabalho de Calendarização priorizam o reinício das ligas nacionais antes dos campeonatos europeus. Entretanto, uma delas prevê a realização de ambas competições em paralelo e a outra estabelece o fim das ligas nacionais antes do reinício das competições europeias, no próximo mês de agosto.

“A UEFA apela às federações e ligas que explorem todas as opções possíveis para concluir todas as competições nacionais que deem acesso às competições de clubes da UEFA”, afirmou a instituição esportiva europeia no seu comunicado.

“No entanto, a UEFA sublinha que a saúde de jogadores, espectadores e todos os envolvidos no futebol, bem como o público em geral, deve continuar a ser a preocupação principal neste momento”, acrescentou.

A terceira via

A UEFA também ofereceu uma terceira opção para a finalização da temporada. É a menos desejada e ocorrerá apenas nos países onde o governo local não permita o regresso dos eventos esportivos.

Nesse caso, a saída encontrada pela UEFA seria dar a liberdade para as Federações decidirem a classificação final das suas respectivas ligas, sempre respeitando os méritos esportivos das equipes na temporada 2019/20. A UEFA pode vetar qualquer escolha que não respeite esse critério.

Eurocopa

A UEFA também informou que a Eurocopa de 2021 seguirá sendo chamada oficialmente de Euro 2020, para manter a celebração do 60º aniversário do torneio e “para lembrar como toda a família do futebol se uniu para responder as circunstâncias extraordinárias geradas pela pandemia”.

A próxima reunião do Comitê Executivo da Uefa está programada para o próximo 27 de maio, data na qual deverá ser tomada uma decisão sobre a Eurocopa Sub-21, incialmente previsto para o verão europeu de 2021.