O chileno Arturo Vidal (31 anos) é o novo reforço do Barça
O chileno Arturo Vidal (31 anos) é o novo reforço do Barça / Fifa.com

Arturo Vidal (31 anos) é o mais novo reforço do FC Barcelona. O clube catalão chegou a um acordo com o Bayern de Munique e anunciou oficialmente nesta sexta-feira (03/08) a contratação do experiente meia chileno.

Segundo informações publicadas pelos jornais da Catalunha, o valor da transação teria sido de 19 milhões de euros – mais 3 milhões em variáveis – e a cláusula de rescisão do jogador seria de 300 milhões de euros (aproximadamente 1,2 bilhão de reais).

O vínculo de Vidal com o Barça seria para as próximas três temporadas. Agora, só falta que o atleta faça em Barcelona os exames físicos e médicos correspondentes. Depois disso, seria apresentado oficialmente como novo jogador azul-grená.

Experiência, força e personalidade

A chegada de Arturo Vidal representa a quarta contratação do Barça neste mercado do verão europeu 2018. Além dele, foram anunciados recentemente como reforços os brasileiros Arthur e Malcom, além do francês Lenglet.

O meia chileno teria sido um pedido do próprio técnico Ernesto Valverde para reforçar o setor do meio-campo, debilitado após o regresso de Paulinho para o futebol chinês. Com Vidal, a equipe azul-grená teria mais experiência, força e personalidade, três características solicitadas pelo treinador culé.

A contratação de Vidal também deixa a a entender que o clube catalão já não tem mais interesse na contratação do meia Rabiot, do PSG. Ambos tem a mesma função em campo, mas o chileno veio por um preço muito menor do que o clube francês pedia pelo seu jogador.

Destaque na Alemanha e Itália

Arturo Vidal nasceu no dia 22 de maio de 1987 em Santiago do Chile. Iniciou a carreira no Colo Colo e em 2007 foi contratado pelo Bayer Leverkusen, onde permaneceu quatro temporadas antes de ir para a Juventus de Turim

Pela ‘Vecchia Signora’ o meia chileno disputou 171 jogos, marcou 48 gols e venceu quatro vezes o Campeonato Italiano (Calcio Série A). Em 2015, regressou ao futebol alemão para substituir Schweinsteiger no Bayern de Munique. Ali, em quatro anos, marcou 22 gols em 132 partidas.

O meia também conquistou dois títulos da Copa América pela Seleção Chilena. Abaixo, confira os gols e assistências de Vidal com a camisa do Bayern de Munique na temporada 2017/18.