Arthur empolgou a torcida e imprensa catalã após sua estreia no Barça
Arthur empolgou a torcida e imprensa catalã após sua estreia no Barça / FCB

“A torcida do Barça vai gostar do meu jogo”. Confesso que essa frase de Arthur Melo na sua chegada ao FC Barcelona me deixou impressionado.

Estava na Rússia, trabalhando na Copa do Mundo 2018 e parei para acompanhar há algumas semanas a coletiva de apresentação do brasileiro como novo jogador azul-grená.

Me chamou a atenção a confiança e a tranquilidade com as quais ele explicava as expectativas para essa nova e emocionante etapa na carreira.

Normalmente, as frases dos novatos sempre são as mesmas (as perguntas também), especialmente quando aparece a oportunidade para falar sobre “a realização de um sonho”, “sempre tive o Barça no meu coração”, etc.

Entretanto, nos últimos anos, todos sempre se mostraram precavidos na hora de afirmar sobre se possivelmente o seu talento será bem recebido na Catalunha. E foi justamente o momento que ele se mostrou mais lúcido e convincente.

Claro, isso do meu modesto ponto de vista sobre algo que acredito poder opinar. Afinal, são mais de 15 temporadas cobrindo de perto a atualidade do Barça, seis delas como editor internacional do clube. A sensação que ficou é que surgiu pela primeira vez um jogador com as características necessárias para suprir as carências de criatividade e visão de jogo na meia culé deixadas pelas saídas de Xavi e Iniesta.

Agora, é com o treinador. Para quem não se lembra, Xavi e Iniesta nos seus respectivos inícios não eram jogadores extraordinários. Apenas atletas com talento e confiança em si mesmo, que tiveram um treinador que soube potencializar essas características. As mesmas do Arthur.

Promessa é dívida

Bastou apenas uma partida para Arthur superar todas as expectativas criadas. Na estreia com a camisa culé, no último sábado, contra o Tottenham, o meia brasileiro ganhou o carinho do torcedor culé e a confiança da imprensa catalã com uma atuação impecável.

Bom critério na hora dos passes, verticalidade, visão de jogo e até um golaço de fora da área. Ou seja, mais do que ele tinha – humildemente – prometido. Uma estreia que rendeu elogios dos companheiros, incluindo o seu compatriota Rafinha, um dos melhores amigos de Arthur em Barcelona.

“Eu não gosto de comparar, mas ele parece o Xavi (Hernández, ídolo eterno do Barça), principalmente pelo toque de bola”, disse Rafinha, que deu duas assistências contra o Tottenham. “É uma grande contratação para o clube”, completou.

Até o técnico azul-grená fez questão de elogiar o jogador. “Ele nos ajuda a ter posse de bola, a dar saída no jogo, a chegar nas zonas de disparo e pode marcar gols como o de hoje”, explicou Ernesto Valverde.

“É um sonho estar aqui”

O meia Arthur não ocultou a satisfação pela boa atuação contra o Tottenham, válido pela International Champions Cup, no Estádio Rose Bowl de Pasadena (Estados Unidos). O Barça venceu os ingleses nos pênaltis (5-3), após um empate no tempo normal (2-2).

“Estava ansioso para jogar com essa camisa, trabalhei muito para isso acontecer e é um sonho estar aqui”, comentou. Abaixo, confira os melhores momentos da vitória contra o Tottenham, que marcou a estreia de Arthur e também do seu compatriota Malcom.