Ansu Fati celebrando um gol contra o Valencia
Ansu Fati comemora com Griezmann o gol marcado contra o Valencia / Joma García – Estadão Conteúdo

É certo que ainda é cedo para falar, mas há muito tempo o futebol europeu não tinha a sensação de ser testemunha do surgimento de um grande craque. A espera parece ter acabado após a aparição no último dia 25 de agosto de um jovem atacante originário da Guiné-Bissau, que joga no FC Barcelona.

Com apenas 16 anos e 300 dias, Ansu Fati substituiu Carles Pérez nos minutos finais do duelo contra o Betis, pela Liga Espanhola e causou um grande entusiasmo nos admiradores do futebol. Velocidade, atrevimento, habilidade, técnica, precisão…enfim, características inerentes aos grandes jogadores.

De cara, se tornou o jogador mais jovem a estrear na Liga Espanhola com a camisa do Barça. Quatro dias depois, marcou um gol no empate em 2 a 2 contra o Osasuna e se tornou o goleador mais jovem da história do Barça no Campeonato Espanhol. Ou seja, um recorde atrás do outro.

Mas na última rodada ele extrapolou. Contra o Valencia, Ansu Fati se tornou o jogador mais jovem da história a ser titular no Camp Nou e os recordes não pararam por aí.

Em apenas sete minutos já tinha marcado um gol e dado uma assistência. Desse modo, se transformou também no jogador mais jovem da história da Liga Espanhola a marcar e dar assistência em um mesmo jogo – 16 anos e 318 dias.

Ansu Fati já mostrou que veio para ficar e o seu talento conquistou o carisma de todos em tempo recorde. Aliás, algo que também pode ser considerado uma façanha única nesse início de carreira estelar desse garoto prodígio que já está em todos os jornais europeus.