Ansu Fati volta a ter o futuro longe do FC Barcelona. O clube catalão anunciou nesta terça-feira um acordo com o AS Monaco para o empréstimo do atacante ao time francês até 30 de junho de 2025. Antes disso, no entanto, renovou o contrato do jogador até 30 de junho de 2028, o que facilitou a concretização do negócio.

O acordo prevê uma opção de compra não obrigatória por 11 milhões de euros. Segundo a imprensa espanhola, tudo indica que o Barça não terá cláusula de recompra, mas ficará com um percentual sobre uma futura venda do jogador, atualmente com 22 anos.

A operação que resultou no empréstimo de Ansu Fati permitirá ao Barça economizar até oito milhões de euros brutos na próxima temporada. Isso dará ao clube maior margem financeira para atuar no mercado de transferências. Para o jogador, será também uma nova chance de se destacar em outro ambiente e recuperar a confiança.

Carreira marcada por lesões

Ansu Fati teve um início meteórico no time principal do Barça. Quebrou diversos recordes de precocidade, tornou-se a grande promessa do clube e herdou a camisa 10 de Lionel Messi. Uma grave lesão, sofrida em novembro de 2020, quando vivia grande fase, interrompeu sua ascensão como culé.

Outras lesões vieram, e ele não conseguiu recuperar completamente o bom futebol. Na temporada 2023/24, foi emprestado ao Brighton & Hove Albion, mas teve uma passagem discreta pelo clube inglês. Na última campanha culé, sob o comando de Hansi Flick, disputou 11 partidas. Ao todo, soma 29 gols em 123 jogos com a camisa azul-grená.