Ansu Fati celebrando um gol contra o Valencia
Ansu Fati comemora com Griezmann o gol marcado contra o Valencia, pela Liga Espanhola / Joma García – Estadão Conteúdo

O FC Barcelona tem poucos motivos para comemorar até o momento na temporada 2019/20, mas sem dúvida uma das razões para o torcedor culé estar feliz foi o surgimento de um novo craque formado nas categorias de base do clube. O nome dele: Ansu fati.

Nascido na Guiné-Bissau no dia 31 de outubro de 2002, Fati chegou ao Barça com apenas 10 anos – procedente do Sevilla – em busca do sonho de se tornar ídolo em um dos maiores clubes do mundo. Mas ninguém imaginava que atingiria o seu objetivo tão cedo.

O jovem fenômeno fez a sua estreia como profissional do Barça em agosto de 2019, contra o Betis, pela Liga Espanhola, com apenas 16 anos e 300 dias. Logo de cara se tornou o segundo jogador mais jovem da história culé a disputar uma partida pelo Campeonato Espanhol.

Depois disso, não parou de acumular recordes. Entre eles, o de jogador mais jovem da história do Barça a ser titular no Camp Nou e também em marcar e dar assistência em um jogo da Liga Espanhola. E não parou por aí.

Mas sem dúvida o mais impressionante foi o de ser o jogador mais jovem na história a marcar um gol na Liga dos Campeões. Foi no duelo contra a Internazionale, pela fase de grupos da atual edição da competição europeia. A idade: 17 anos e 40 dias.

Sete gols e uma assistência

Ansu Fati teve números impressionantes para sua temporada de estreia. Ainda mais levando em conta que nem completou 18 anos de idade e segue como atleta do juvenil do Barça.

O jovem fenômeno disputou 32 jogos na temporada nos quais deu uma assistência e marcou oito gols – sete na Liga Espanhola e um na Liga dos Campeões.

O desempenho de Ansu fati chamou a atenção de outros grandes europeus e o Barça acabou ‘blindando’ o jogador com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros – aproximadamente 615 milhões de reais na cotação atual.

Números que reforçam a qualidade desse que é uma nova estrela destinada a brilhar e que terá agora a reta final da Liga dos Campeões para voltar a mostrar porque é considerado a nova pérola da Masia do FC Barcelona.