Uma fratura na clavícula impedirá Alves de jogar a final da Copa do Rei. Foto: LD Sport News

O baiano Daniel Alves deve pensar que o ambiente anda carregado pro lado dele. O craque do FC Barcelona sofreu uma fratura na clavícula direita no treino da última quarta-feira e está fora da final da Copa do Rei da Espanha, que será disputada no próximo 25 de maio, em Madri. O lateral brasileiro foi operado no mesmo dia no Hospital de Barcelona e passa bem. O tempo estimado de recuperação é de seis a oito semanas.

Deste modo, Alves se junta ao zagueiro Puyol e ao lateral Abidal na lista de baixas para a grande decisão contra o Athletic de Bilbao. A notícia preocupa o técnico Pep Guardiola que certamente contará com algum dos reforços das categorias de base para completar uma defesa com ausências importantes.

Com essa inconveniente lesão, Alves encerrará a sua temporada mais nebulosa desde que chegou ao Barça, em 2008. Apesar das conquistas obtidas em 2011, o Barcelona perdeu os títulos mais importantes desse ano. O lateral brasileiro viveu sob a sombra de rumores sobre uma possível mudança no seu comportamento profissional, após a sua separação. O fato teria irritado o técnico Guardiola e esfriado a relação entre ambos.

A coisa chegou a tal ponto que os rumores agora indicam que a atual diretoria do Barça pretende vender Alves neste fim de temporada. O lateral já disse que não tem a mínima intenção de sair. Alguns jornais esportivos mostraram com pesquisas que a torcida culé também não aprova a sua saída. Poucos sabem como terminará essa história, mas ao menos o torcedor do Barcelona reconhece que está diante de um jogador único e insubstituível.