Jordi Alba celebra o gol salvador diante do Celtic junto com seus companheiros Marc Bartra e David Villa. Foto: EFE / Albert Olivé

O jogo não foi dos melhores. Os escoceses do Celtic vieram a Barcelona dispostos a usar a defesa como principal arma para tentar surpreender o Barça no estádio Camp Nou. A tática deu certo no começo. Apesar do eterno domínio em campo, o clube catalão não conseguia encontrar o ponto vulnerável de um exército parecido ao de Willian Wallace em Coração Valente.

Com o Barça aparentemente neutralizado, o Celtic deixou a timidez de lado, partiu ao ataque e mais uma vez foi feliz. Acabou premiado com um gol contra do zagueiro argentino Mascherano. Tudo corria bem para os escoceses, mas uma troca de passes entre Messi e Xavi chegou até os pés de Iniesta que não teve pena de acabar com a alegria adversária no último minuto do primeiro tempo.

E como todo bom roteiro sempre necessita um fator surpresa, um zagueiro acabou responsável por superar a esforçada barreira escocesa. Nem Messi, nem Alexis, nem Villa… O herói da noite foi o lateral Jordi Alba, que aproveitou um cruzamento de Adriano no último minuto dos acréscimos e superou o goleiro Forster que já tinha feito defesas de todos os tipos e cores. Um exemplo de fé num estilo. “Esse time nunca se rende”, afirmou Alba após a partida.

Foi a terceira vitória do Barça em três rodadas da Champions League 2012/13. Um aproveitamento que praticamente lhe garante nas oitavas-de-final da competição numa noite que também confirmou o lado goleador de Jordi Alba. É o segundo marcado pelo lateral em apenas uma semana. Dias de extrema inspiração que inclusive lhe renderam um gol contra. Um perigo não só para as adversários.