O Calcio volta a manchar o futebol europeu com novos casos de corrupção.

O futebol italiano voltou a desmoralizar a sua própria história. Ninguém mais sabe dizer se um título do Calcio foi conquistado por méritos próprios de uma equipe ou graças a alguma das suas eternas manipulações de resultados. Faltando pocos días para o início da Eurocopa 2012, que será disputada na Polônia e Ucrânia, o assunto principal no Velho Continente volta ser a corrupção no esporte mais popular da Itália.

Um novo capítulo de uma velha história. Prisiões decretadas, policía na concentração da Seleção Italiana, suspeitos nas principais equipes, enfim, um caos. Uma ´Familia´ futebolística, diria Don Corleone. Outro escândalo de manipulação de resultados aliado a uma trama de apostas que voltaram a deixar o Calcio em evidência nessa semana. Um ´câncer´ esportivo que exige punições sérias de uma vez por todas.

Até o primeiro ministro italiano, Mario Monti, chegou a sugerir um castigo exemplar ao futebol do próprio país. “Não seria uma má idéia suspender o Calcio por dois ou três anos. É triste ver um mundo como o do esporte se apresentar dessa maneira. Como um concentrado de valores deploráveis como a deslealdade, a ilegalidade e a falsidade”, declarou Monti na última terça-feira. O escândalo estourou justamente numa semana em que a Itália se viu afetada por alguns violentos tremores de terra. Um duro momento para todos os italianos.