A tensão foi grande nos arredores do estádio Castelão, em Fortaleza, momentos antes do duelo entre o Brasil e o México. Foto: Nilton Fukuda/AE

A Revolução por um Brasil melhor também chegou à capital do Ceará. Fortaleza foi palco de um novo protesto massivo da população brasileira, nesta quarta-feira, momentos antes do duelo entre Brasil e México pela Copa das Confederações 2013. A manifestação acabou uma vez mais em confronto com a policía, que voltou a usar a força excessiva contra os manifestantes.

Bombas, balas e borracha e sprays de pimenta foram os argumentos da força policial cearense para tentar convencer os manifestantes a não forçar o barreira estabelecida como o limite para o protesto. Os arredores do Castelão se converteu numa autêntica praça de guerra, com feridos para ambos os lados.

Muitas pessoas, atordoadas pela violencia policial, desistiram de ir ao Castelão mesmo tendo ingressos para a partida. Nem a imprensa escapou dessa nova brutalidade policial. Muitos fotógrafos foram alvejados por pura maldade enquanto buscavam fazer o seu trabalho normalmente.

A manifestação foi organizada pelo Facebook e recebeu o nome ´Mais pão, menos circo. Copa para quem?´ e reuniu mais de 20 mil pessoas. Os protesto certamente seguirão e é provável que terá uma maior intensidade no próximos dias em Salvador. A capital baiana será o novo destino da Seleção Brasileira e, consequentemente, o novo centro das atenções da mídia de todo o mundo. Aguarde cenas do próximo capítulo.