Dembélé em ação durante uma partida da atual temporada da Liga Espanhola. / Twitter: @FCBarcelona_br
Dembélé em ação durante uma partida da atual temporada da Liga Espanhola. / Twitter: @FCBarcelona_br

O FC Barcelona precisou esperar até a chegada do 2022 – quase cinco anos – para ver a melhor versão de Ousmane Dembélé (24 anos). Maltratado pelas lesões nos anos anteriores, o atacante francês pouco pôde contribuir para a equipe.

Mas agora tudo mudou. Desde o último mês de dezembro, Dembélé se tornou finalmente uma das peças mais importantes na engrenagem culé. E com a confiança recebida após a chegada do técnico Xavi Hernández, o francês finalmente se consolidou na equipe titular.

Dembélé voltou a ser decisivo para o time com uma nova assistência magistral para o gol de Aubameyang, na importante vitória do Barça por 3 a 2 sobre o Levante, no último fim de semana, pela Liga Espanhola.

Com isso, chegou a um total de 11 assistências e é o líder nesse quesito na Liga Espanhola, ao lado de Karim Benzema. Entretanto, Dembélé supera o seu compatriota do Real Madrid na média de assistências por partida – 0,79 contra 0,41.

Além disso, as 11 assistências significam o seu recorde pessoal em uma temporada. Sua melhor marca até hoje tinha sido na temporada 2018/19, com um total de oito.

O único inconveniente é que a melhor fase de Dembélé chega justamente quando faltam poucos meses para acabar o seu contrato com o Barça. O clube e o jogador ainda não chegaram a um acordo. Mas pelo visto nos últimos meses, a melhor opção para ambos seria a ampliação desse vínculo.