Alves recebe do presidente Joan Laporta e do capitão Sergio Busquets uma camisa com o total de jogos que disputou pelo clube. / Twitter: @FCbarcelona_br
Alves com o presidente Joan Laporta e o capitão Sergio Busquets, no momento em que foi homenageado pelo Barça. / Twitter: @FCbarcelona_br

Dani Alves protagonizou um novo regresso ao agora chamado Spotify Camp Nou. Mas desta vez não foi para voltar a vestir o manto azul-grená, o qual defendeu incansáveis vezes. Mais precisamente, em 431 partidas. O bom baiano veio como jogador do Pumas, do México.

O motivo era a disputa do Troféu Joan Gamper 2022. Por algum capricho do destino, o novo clube do lateral brasileiro foi o convidado desse ano. Um dia antes do encontro, Alves mostrava um pouco de ansiedade: “Será diferente e ao mesmo tempo especial”.

Não podia ter sido mais preciso no comentário. Diferente, realmente foi. O Pumas perdeu por 6 a 0 e Alves pela primeira vez sentiu na pele o que é ser goleado no estádio do Barça. Algo inédito para alguém que sempre esteve do outro lado, aterrorizando os adversários.

E sobre ser especial, também acertou. O Barça aproveitou a presença do brasileiro para render a homenagem que ele sempre mereceu. Alves recebeu o carinho de todos os jogadores culés e da torcida. Poucos fizeram o que ele fez pelo Barcelona e o clube catalão sabe bem disso.

Alves recebeu uma placa do presidente Joan Laporta e uma camisa do clube com o número 431 do capitão Sergio Busquets – o total de jogos disputados. Período no qual conquistou inúmeros títulos e junto ao torcedor do Barça viveu momentos inesquecíveis.

O carinho mútuo e eterno entre o clube catalão e Dani Alves ficou evidenciado nesta edição do Gamper. Uma homenagem justa a um brasileiro irreverente, que fez história na Catalunha com seu talento extraordinário. E como ele mesmo diz: “Uma vez culé, sempre culé”.