Messi ganhou o prêmio em 2010 e quer repetir a dose em 2011. Foto: LD Sport News

Tudo indicava que a briga pela ´Chuteira de Ouro 2011´ seria uma luta restrita entre dois fenômenos do futebol europeu. Mas bastou que Cristiano Ronaldo e Lionel Messi ficassem alguns dias de jejum para que surgissem novos candidatos ao prêmio concedido ao maior artilheiro da temporada nas ligas nacionais da Europa.

Os novos ´emergentes´ na disputa são o uruguaio Edison Cavani, do Nápoli, e Antonio Di Natale, da Udinese. Ambos disputam o Calcio e possuem 25 gols. Na Itália, cada gol tem o mesmo peso dos marcados na Espanha e na Inglaterra, as três ligas consideradas as mais fortes do Velho Continente. A não ser que ´Sobrenatural de Almeida´ entre em cena nesta fase final, o prêmio certamente ficará com um desses quatro goleadores.

O uruguaio Cavani também está entre os favoritos para ganhar a ´Chuteira de Ouro 2011´. Foto: Salvatore Laporta/AP

Cavani é que o mais chama a atenção neste momento. Ele marcou três contra a Lazio no último fim de semana e provocou loucura nas arquibancadas do estádio San Paolo, em Napoli. Graças a ele, o clube napolitano está a apenas três pontos do líder Milan. Até o Vesúvio sonha ver o Napoli voltar a ganhar um ´Scudetto´, algo que não ocorre desde os tempos maradonianos.

Cavani atravessa uma excelente fase goleadora, tanto que marcou seis nas últimas duas semanas. Por isso, se Messi e Cristiano Ronaldo não querem ser surpreendidos é melhor retomarem o seu romance com o gol. O português é o líder até o momento nesta disputa, com 28. O argentino leva 27. Quem menos vacilar nesta reta final receberá o prêmio mais cobiçado entre os goleadores que atuam em Europa.