Vista da moderna torre de controle do circuito de Sahkir.

Pela primeira vez na sua história a F1 terá que cancelar um Grande Prêmio. A tensão política e os violentos protestos no Bahrein levaram a organização do circo da máxima categoria do automobilismo a desistir de realizar a prova do dia 13 de março, no circuito de Sahkir, no pequeno país do Golfo Pérsico, que marcaria o início da temporada 2011. Até hoje, dos 839 GP´s disputados, só o GP da Bélgica de 1985 tinha sofrido um adiamento, mas não chegou a ser cancelado.

Agora, o campeonato desse ano será inaugurado no circuito de Albert Park, na Austrália, no dia 27 de março. Além disso, o circuito de Montmeló, em Barcelona acolherá os últimos testes  (que também seriam no Bahrein) antes da largada da competição. É o segundo golpe que a F1 recebe nesta pré-temporada.

O primeiro deles foi o grave acidente de Robert Kubica quando participava de um Ralie na Itália, que quase lhe custou a amputação da mão-direita. Inclusive sua equipe, a Lotus-Renault, anunciou recentemente que Nick Heidfeld substituirá o piloto polonés em 2011 até a sua esperada recuperação definitiva.