Para quem não esperava muito da competição, a Copa do Mundo de Clubes FIFA tem sido uma agradável surpresa. Jogos disputados e divertidos, com equipes de fora do continente europeu dispostas a tudo para superar os times da Europa — que, mesmo em ritmo de fim de temporada e com os jogadores já pensando nas férias, demonstraram certo interesse.

Nesse cenário, é impossível não destacar a vitória do Botafogo sobre o PSG, atual campeão da Champions League. O time brasileiro foi o primeiro a surpreender um dos gigantes europeus na fase de classificação, embora tenha sido eliminado pelo Palmeiras nas oitavas de final. Outro resultado impactante foi a vitória do Fluminense por 2 a 0 sobre a Inter de Milão.

O Fluzão não se intimidou diante do atual vice-campeão europeu, despachou os italianos e garantiu vaga entre os oito melhores da competição. Para completar, o grande momento do torneio até agora foi a vitória do Al Hilal sobre o poderoso Manchester City, que eliminou o clube inglês e selou a temporada mais desastrosa da carreira de Pep Guardiola.

O maior time da Arábia Saudita venceu os Citizens por 4 a 3 na prorrogação, com uma atuação heroica e um show dos brasileiros Malcom e Marcos Leonardo — este último eleito o MVP da partida. O clube árabe agora enfrenta o Fluminense, e quem se classificar para as semifinais seguirá dentro de um verdadeiro conto de fadas.

Por tudo isso, o torneio tem sido uma excelente atração para os amantes do futebol. No entanto, apesar da rebeldia de alguns clubes fora do eixo tradicional, poucos duvidam que o título acabará nas mãos de um dos principais times da Europa. Afinal, quando o nível sobe, a imensa superioridade física e técnica desses gigantes costuma fazer a diferença.