O adeus de Xavi Hernández
Xavi não conseguiu conter a emoção na sua despedida / LD Sport News

Dessa vez foi um adeus mais íntimo. Xavi Hernández (35 anos) já tinha feito a sua despedida para a torcida culé dentro de campo, ganhando títulos. Aliás, é o maior jogador da história do futebol espanhol nesse aspecto e pode aumentar a sua vasta coleção de troféus no próximo sábado, em Berlim.

Nesta terça-feira, o jogador mais vitorioso também da história do Barça compareceu no Auditório 1899 do Camp Nou para se despedir e agradecer a todas as pessoas que fizeram parte da sua trajetória, que já ganhou um lugar de destaque no Olimpo do futebol mundial.

Em um discurso emocionado, Xavi Hernández não esqueceu de ninguém. Inclusive daqueles que já partiram, como o saudoso técnico Tito Vilanova. Nos momentos finais, Xavi preferiu não dizer adeus: “Espero que isso seja um até breve”, declarou.

Uma vida azul-grená

Foram 24 anos de dedicação ao Barça, 17 deles no time principal. Com a camisa culé, conquistou 24 títulos e se tornou o atleta que mais vezes atuou pelo clube. Exemplo de um profissionalismo à moda antiga, onde ainda prevalece o amor ao time do coração. Pela primeira vez nos últimos 12 anos é possível falar de um fim de ciclo no FC Barcelona.

Na próxima temporada será estranho não ver um dos protagonistas do melhor Barça da história na sua rotina diária na equipe. É o fim do ciclo de Xavi, o mais glorioso da história culé. Um craque que mostrou que o futebol não é feito apenas de força física e firulas, mas sim de posicionamento e critério, que elevou a forma mais singela de jogar ao patamar de arte.

Um maestro que com a sua batuta conseguiu reger a melhor orquestra já vista pelos amantes do bom futebol. Talvez por tudo isso, os deuses da bola lhe deram a oportunidade de se despedir com a melhor recompensa que um atleta sempre sonhou: a tríplice coroa do futebol europeu.

Presenças ilustres

Ninguém quis perder a despedida da grande lenda do Barcelona. Companheiros de equipe, ex-jogadores, técnicos, familiares, amigos, artistas, enfim, todos quiseram dizer obrigado pelos anos de glória e alegria proporcionados por Xavi. Também pela mensagem de sabedoria que ele conseguiu transmitir com uma bola nos pés, que ia muito além do meramente esportivo.

Os craques que não puderam comparecer enviaram um vídeo em homenagem ao companheiro, com emotivas palavras de agradecimento. O Barça também fez a sua própria homenagem a um dos seus maiores símbolos, que contou com discursos do presidente Bartomeu e do amigo Andrés Iniesta. Para o clube, as palavras de Xavi são as que valem: “Que isso não seja um adeus e sim um até breve”.

LUCAS DUARTE

Twitter: LD_BCN

Instagram: lduarte77