Noah ´soltou o verbo´ contra o esporte espanhol. Só esqueceu de citar nomes e aprensentar provas. Foto: Reprodução www.as.com

Se a intenção do ex–tenista e cantor francês Yannick Noah (51 anos) era conseguir problemas, ele conseguiu. Tudo por culpa de um polêmico artigo publicado na sua coluna do diário Le Monde, no último sábado, no qual ele relacionou os recentes êxitos do esporte espanhol com o doping. “Como pode uma nação dominar o esporte de um dia ao outro dessa maneira?”, perguntava Noah com malícia no artigo intitulado A poção mágica.

O título era uma clara referência a fictícia fórmula mágica utilizada pelo personagem Asterix para derrotar os romanos. Foi a metáfora encontrada por Noah para justificar os recentes triunfos dos esportistas espanhóis. Segundo ele, os campeonatos mundiais e europeu do Basquete espanhol, o Mundial e a Eurocopa de futebol, os títulos de Nadal no tênis, de Fernando Alonso na F1, as conquistas no ciclismo, no atletismo, no Handebol, enfim, em tudo foram graças à essa poção mágica. Em outras palavras, ao doping.

O infeliz artigo de Noah desatou a fúria na Espanha e causou repulsa inclusive entre membros do governo francês. O Ministro de Esportes da França, David Douillet considerou as acusações como “graves e irresponsáveis”. O artigou deixou Douillet numa situação desagradável, já que ele se reunirá com o presidente da Federação Espanhola de Basquete (FEB) no próximos dias. O Ministro pediu desculpas em nome da França e do governo.

"Que apresente provas ou que fique calado", disparou Guardiola após a vitória sobre o Zaragoza, na coletiva realizada no estádio Camp Nou. Foto: Manu Fernandez AP/AE

O presidente do Comitê Olímpico Espanhol, Alejandro Blanco, opinou que Noah é um “ignorante”. Outro que demonstrou irritação com o assunto foi o técnico do FC Barcelona, Guardiola. Na coletiva do último sábado, no estádio Camp Nou, após a vitória por 4 a 0 sobre o Zaragoza, pela Liga Espanhola, um jornalista do diário esportivo francês L´Équipe lhe perguntou sobre o tema. “O Sr. Noah deveria apresentar provas ou ficar calado. Que apresente nomes porque não se pode acusar assim sem mais nem menos”, respondeu Guardiola.

Yannick Noah foi o último tenista francês que venceu em Rolando Garros, em 1983. Possui um grande carisma no seu país. O diário Journal du Dimanche realizou uma pesquisa onde ele foi considerado a personalidade favorita dos franceses. Mas desta vez ele exagerou. Generalizar e lançar suspeitas contra um país poderá trazer sérias consequências para ele. Algumas autoridades espanholas pretendem levar Noah aos tribunais para que prove as suas acusações no tribunais. Isso é o que dá ter a língua solta.