Foi uma daquelas derrotas doloridas, injustas e com uma pitada de má sorte. Entre gols e um pênalti anulados, quatro bolas na trave e chances desperdiçadas, o Barça perdeu por 2 a 1 para a Real Sociedad neste domingo, na Real Arena, em San Sebastián, pela 20ª rodada da LaLiga.

Gil Manzano voltou a ser protagonista. Um árbitro que, por coincidência — ou não —, costuma ter atuações desastrosas em jogos do Barça. Ainda assim, o duelo foi eletrizante. Em apenas sete minutos, dois gols — um para cada lado — acabaram anulados. No lance do Barça, o VAR apontou falta de Dani Olmo na origem da jogada que terminou com gol de Fermín.

O ritmo era intenso, e os donos da casa abriram o placar com Oyarzabal, após uma jogada que começou com uma falta clara sobre Olmo não marcada pela arbitragem. Já no último lance do primeiro tempo, o árbitro anulou um pênalti para o Barça ao assinalar um impedimento absurdo de Lamine Yamal.

Na etapa final, o Barça voltou mais intenso. Hansi Flick lançou Lewandowski e Rashford e promoveu a reestreia de Cancelo, no lugar de Balde. A mudança surtiu efeito: Rashford, de cabeça, deixou tudo igual após uma assistência magistral de Lamine Yamal. No entanto, menos de um minuto depois, Guedes recolocou a Real Sociedad em vantagem.

A partir daí, a equipe de Hansi Flick tentou de todas as formas, mas parou na trave e nas defesas do goleiro Remiro. Apesar do resultado, o Barça segue líder da LaLiga, com 49 pontos em 20 jogos, mas viu a vantagem sobre o segundo colocado, o Real Madrid, cair para apenas um ponto.