O FC Barcelona não decepcionou no dia do seu 126º aniversário. O clube catalão venceu o Alavés de virada por 3 a 1 neste sábado, no Spotify Camp Nou, pela 14ª rodada da Liga Espanhola, e assumiu a liderança provisória da competição. O Barça agora soma 34 pontos, dois a mais que o Real Madrid, segundo colocado, que ainda tem um jogo a menos.

Hansi Flick sabia que voltar a vencer — e convencer — era uma obrigação após a derrota sofrida em Londres pela Champions League. O que ninguém esperava era que os visitantes abrissem o placar logo no primeiro minuto de jogo, com Pablo Ibáñez, após uma falha defensiva culé em um escanteio pela direita.

Superado o susto inicial, os jogadores do Barça reagiram rapidamente e, pouco depois, empataram com um golaço de Lamine Yamal — o primeiro dele no Spotify Camp Nou — após uma grande jogada de Raphinha pela esquerda. O atacante brasileiro ainda seria decisivo no primeiro tempo.

Em outra excelente jogada pela esquerda, Raphinha deu uma assistência precisa para Dani Olmo virar o jogo. No intervalo, Flick substituiu Eric García e Bernal, que voltou a ser titular, por Kounde e Rashford. Mais tarde, cumpriu a promessa de dar alguns minutos a Pedri, que retornava de lesão, além de acionar Ferran Torres e Christensen.

O Barça controlou a partida e, já nos acréscimos, fechou o placar novamente com um gol de Dani Olmo, o artilheiro da tarde. “Nos dois tempos tivemos muitas chances de marcar”, explicou Hansi Flick após a partida. “Temos que melhorar, mas estou feliz por termos conquistado os três pontos. Este é o nível em que podemos jogar”, concluiu.