Messi, comemorando um gol
Messi se tornou o primeiro jogador a ganhar 5 Chuteiras de Ouro na carreira / Alberto Saiz – AP/AE

Leo Messi fazendo segue fiel ao seu compromisso com a história. O craque argentino fechou a edição 2017/18 da Liga Espanhola como artilheiro da competição, com 34 gols, e conquistou a quinta Chuteira de Ouro da carreira – prêmio concedido ao maior goleador das principais ligas europeias.

O feito garantiu a Messi o privilégio de ser o único jogador do planeta a conseguir cinco vezes esse prêmio. Além disso, foi artilheiro da Liga Espanhola pela quinta vez e igualou a marca de nomes como Di Stéfano, Quini e Hugo Sánchez, ficando a apenas um do recorde absoluto de Telmo Zarra.

No segundo lugar do ranking da Chuteira de Ouro ficou o atacante egípcio do Liverpool, Mohamed Salah, com 32 gols. Harry Kane, do Tottenham, com 30 gols, ocupa a terceira posição. Luis Suárez, do Barça, fecha o top-10 com 25 gols.

45 gols na temporada

Além dos 34 gols que marcou na Liga Espanhola, Leo Messi soma seis mais na Liga dos Campeões, quatro na Copa do Rei e um na Supercopa da Espanha. Um total de 45 gols em 54 partidas disputadas.

Além disso, deu 17 assistências em todas as competições, 12 delas na Liga espanhola, o melhor da competição nesse quesito.