O craque do Manchester United lidera a corrida pela ´Chuteira de Ouro´, prêmio concedido ao máximo goleador da ligas européias. Foto: divulgação

Wayne Rooney  voltou a marcar no último fim de semana  na goleada por 5 a 0 do Manchester United sobre o Portsmouth pela Premier League e se converteu na principal referência goleadora do futebol europeu. Com 21 gols, é o artilheiro do campeonato inglês e lidera a corrida para o prêmio ´Chuteira de Ouro´, concedido ao maior ´killer´ das ligas européias da temporada.

Apesar da sua equipe estar em segundo lugar na briga pela coroa inglesa, com 56 pontos (o líder é o Chelsea, com 58), Rooney é unanimidade na terra da rainha. A saída de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid e a de Carlitos Tévez para o Manchester City lhe deixaram as portas abertas para reinar pela primeira vez de modo absoluto como o responsável pelos gols dos ´Diabos Vermelhos´.

Os técnicos se derretem em elogios para esse inglês de 24 anos, natural da cidade de Liverpool. O italiano Fábio Capello, treinador da Inglaterra, definiu Rooney como o “futebolista total, não só pelos gols mas pela sua forma de jogar”. Há pouco mais de uma semana, seu gol contra o Arsenal ilustrou de forma prática as oalavras de Capello e resumiu toda a sua dimensão futebolística.

Rooney também é uma ´mina de ouro´. O jornal inglês ´Daily Mail´ publicou um documento que mostrava que o patrimônio atual do jogador supera os 40 milhões de euros. Seus contratos atuais (Man. United, direitos de imagen, Nike, Coca-Cola e EA Sports) lhe rendem um total de 17,5 milhões de euros brutos ao ano. A fase do inglês não podia ser melhor e ninguém duvida que será um dos astros da Copa do Mundo deste ano, na África do Sul.