Coutinho junto a outros craques brasileiros do Barça
Coutinho se uniu a uma longa lista de craques brasileiros do Barça / FC

Philippe Coutinho já sabe o que é balançar as redes com a camisa do FC Barcelona. O craque brasileiro marcou pela primeira vez como jogador azul-grená na vitória por 2 a 0 fora de casa sobre o Valencia, que serviu para encaminhar o Barça à sua 40ª final da Copa do Rei, a quinta consecutiva.

O gol de Coutinho chegou na sua quinta partida como culé. Antes do Valencia, o craque brasileiro tinha enfrentado o Espanyol – na Copa e na Liga – o Alavés e o próprio Valencia. E a exemplo do aconteceu no Liverpool (seu ex-clube), seu primeiro gol veio após uma assistência de Luis Suárez.

Uma lista de craques

Com o gol diante do Valencia, Coutinho é o último brasileiro a se juntar a uma lista de craques históricos que balançaram as redes rivais com a camisa do FC Barcelona. O primeiro deles é Romário, que marcou um hat-trick no dia da sua estreia, contra a Real Sociedad.

Três anos depois foi a vez do ‘fenômeno’ Ronaldo marcar dois gols na goleada por 5 a 2 diante do Atlético de Madrid. Na temporada seguinte seria a vez de Rivaldo marcar dois gols na vitória por 3 a 0 sobre a Real Sociedad. Anos depois seria a vez de Ronaldinho Gaúcho marcar o dele no empate em 1 a 1 contra o Sevilla.

Por último, Neymar fez a sua estreia goleadora no empate em 1 a 1 contra o Atlético de Madrid, no extinto estádio Vicente Calderón, em Madrid. O gol fora de casa deu o título da Supercopa da Espanha daquele ano ao FC Barcelona. Abaixo, relembre os primeiros gols dessas grandes estrelas brasileiras com a camisa do Barça.